sábado, 6 de junho de 2015

Pó da terra


E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gênesis 2:7

Desde pequena minha mãe me ensinou o hábito de sempre varrer a casa e tirar o pó dos móveis toda manhã, antes de qualquer outra tarefa. Na verdade só dava tempo de escovar os dentes e tomar café. Enquanto eu fui muito pequena, ficava apenas com a tarefa de tirar o pó dos móveis com uma flanela de cor laranja; Quando cresci passei a varrer a casa também.

Às vezes era uma tarefa chata, principalmente quando eu tinha outros planos que a meu ver eram mais importantes. Isso não mudava a rotina. Eu tornava ao pó todas as manhãs. A Bíblia relata que Deus nos fez do pó da terra, o que me diferenciava daquele pó que eu tinha que limpar todo dia é o fôlego de vida soprado pelo Criador.

O pó é sujo, acumula ácaros. Mesmo morando num bairro pavimentado ele acumula e fica estático nos móveis recém-limpos todos os dias! Quando o pecado entrou no mundo, Deus disse a Adão que do pós saíste e ao pó tornarias. Realmente o destino da carne é o pó, sem a alma vivente nosso corpo vira uma sujeira que requer limpeza por ser incômoda.

Acredito que mesmo enquanto estamos vivos é necessária uma higiene constante para nos purificar da velha natureza. Porque se a carne volta à sua origem, a alma não segue o mesmo rumo.

E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. Daniel 12:2

A rotina na minha casa mudou, minha mãe segue com a tarefa de higienizar a casa, mas com a necessidade de sair cedo para trabalhar, a faxina por minha parte fica para os finais de semana. No entanto, como cristã, percebi que agora é de mim que devo sacudir o pó todas as manhãs antes de qualquer coisa.

O pó representa a morte, como disse um irmão chamado Norman Berry. Nos evangelhos o Senhor Jesus orientou os discípulos a sacudir o pó dos pés ao sair das cidades onde não aceitassem o Evangelho do Reino. Qualquer vestígio de morte deveria ser deixado para trás. Temos que sacudir o pó de tudo aquilo sobre nós que não aceita estar sob a graça salvadora de Cristo!

Todo juízo próprio, “livre-arbítrio”, desejos e flertes com o mundo. Tudo isso pertence ao velho homem, para vergonha e desprezo eterno. O pó não dá para contar, então não tem como listar tudo que tenho que limpar diariamente. O importante é não negligenciar a faxina.

Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:11

Nenhum comentário:

Postar um comentário